Recomendações para a Água da Piscina

Chegou o verão e muitos têm piscinas em casa onde toda a família se pode divertir e relaxar. Com a pandemia COVID-19 houve um aumento do número de piscinas colocadas nas casas dos Portugueses, de diversas formas e materiais.

Existem diferentes regras básicas a ter em conta para ter a sua piscina e a água em segurança. A escolha da sua localização, os materiais usados, o volume de água a usar a sua drenagem e arejamento e os tratamentos a aplicar, são fatores que devem ser avaliados antes da instalação da piscina.

Desinfecção com cloro

A contaminação microbiológica é algo que deve ser controlado. Para além da fonte de água dever ser potável, o modo mais fácil e adequado de controlar a contaminação microbiológica é garantir a presença de cloro residual livre. De acordo com a DGS este deve estar entre os 0,5 e 1,2 ppm para valores de pH entre 6,9 e 7,4.

Correcção do pH

O pH da água é um parâmetro importante. De modo a que a água reúna as condições ideais para garantir a eficácia do tratamento microbiológico, o recomendado é que o pH esteja compreendido entre 7,2 e 7,6.


Veja aqui as nossas soluções para monitorização da qualidade da água da Piscina.